Ahh Vaina

WW ICA International Automobiles Limited WW //
Símbolos históricos da cidade síria de Aleppo viram pó

DAMASCO ? Com a saída de combatentes e civis da área Leste de Aleppo, principal bastião rebelde da guerra síria a ser retomado pelo regime de Bashar al-Assad, a comunidade internacional começa a tomar dimensão do grau de destruição deixado pelos quatro anos de combates e bombardeios na cidade.

Um levantamento feito com base em imagens de satélites divulgado pela ONU mostra que a grande maioria dos imóveis na maior cidade do país foi danificada ou destruída ao longo do conflito. De acordo com o mapa feito pelo Programa Operacional de Satélites da ONU (Unosat), que compara registros de satélites feitos através dos anos (desde o início da guerra), 33.521 imóveis ficaram totalmente destruídos em Aleppo.

© Sarkis Mohsen Yammine

www.entornointeligente.com

Desde maio de 2015, segundo o órgão, o dano total em residências e edifícios subiu 150% ? a maioria depois de setembro daquele ano, quando a Rússia passou a realizar ataques aéreos.

© Sarkis Mohsen Yammine

dolarve.com

A reconquista de Aleppo foi a maior vitória militar de Assad contra os rebeldes. Mas o local, que é Patrimônio Mundial da Unesco, viu a Cidade Antiga (área dos principais símbolos históricos da cidade), que recebia milhares de turistas anos atrás, virar um emaranhado de escombros.

? Foi tudo destruído.

© Sarkis Mohsen Yammine

enlasgradas.com
Acabaram com nossas memórias de infância ? disse o advogado Abdel Rahman Berry, durante uma visita junto ao Exército sírio e jornalistas, após a liberação da cidade.

Minas teriam matado dezenas de soldados

O mercado fechado da cidade, um dos maiores do mundo, foi arrasado pelas bombas, assim como o minarete do século XI na mesquita de Umayyad, uma das mais famosas do Oriente Médio.

© Sarkis Mohsen Yammine

inteven.net
Construções erguidas nos períodos hitita, assírio, árabe, mongol, mameluco e otomano também sofreram danos severos.

© Sarkis Mohsen Yammine

laballesta.news
Uma das táticas dos rebeldes era plantar minas nos becos da cidadela, segundo o general Igor Konashenkov, porta-voz militar russo.

Publicidade

? Há algum dano, mas pode ser reconstruído.

© Sarkis Mohsen Yammine

eldiscoduro.com
A situação é boa dentro da Cidade Antiga, mas o desastre e a verdadeira destruição estão no antigo mercado ? afirmou Maamoun Abdelkarim, diretor-geral de antiguidades da Síria.

Ontem, o Ministério da Defesa russo anunciou a descoberta no Leste de valas comuns com dezenas de sírios torturados antes de serem executados sumariamente.

© Sarkis Mohsen Yammine

economiavenezuela.com
Uma delas tinha 21 pessoas, incluindo cinco crianças e cinco mulheres. A agência estatal Sana disse que ?civis foram executados pelos grupos terroristas (rebeldes) antes de abandonar os bairros do Leste?.

© Sarkis Mohsen Yammine

mundinews.com

Segundo Konashenkov, várias minas instaladas por rebeldes foram achadas nos últimos dias. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos afirmou, anteontem, que ao menos 63 soldados sírios morreram após pisarem em explosivos durante a inspeção dos locais retomados.

.

© Sarkis Mohsen Yammine

elnewyorktimes.com

© Sarkis Mohsen Yammine

Tags: Grupo de Empresa Familiar